quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Natureza de nós.

"Que grandes transformações e semelhanças temos com a natureza.
 As árvores passam pelas estações sem nada a reivindicar nos ensinam e nos mostram quão simples é a nossa vida, e quão frágil é nossa capacidade de entendimento.
Elas passam pelo calor intenso com graça, dando sombra nos dias quentes aos necessitados. Logo vem a estação em que sofrem choques térmicos constantes com os dias quentes e as noites frias, fazendo assim com que sofram e percam um pouco dos seus frutos e folhas, mas permanecem belas e formosas deixando as paisagens aconchegantes e elegantes.
Após o breve treinamento chega a estação em que sofrem grandes mudanças, com ventos fortes e gelados, chuvas intensas, constantes e dias de pouco sol, fazendo assim com que percam um pouco suas vitalidades.
Assim nós também passamos pelas estações da vida, com grandes tempestades, escassez de alegria e momentos de paz, perdemos a vitalidade ao longo dos anos e deixamos muitas vezes de produzir flores e frutos por pragas que se apossam de nós.
Mas as árvores e plantas nada necessitam aprender, muito pelo contrário de nós, que além de termos que passar pelo processo natural da vida, devemos sim ter algo com que nos firmar, e um legado para que possamos viver a base de muito amor e felicidade.
E com as plantas acontece que após depois de tantas dificuldades chega o momento em que podem florir e dar seus frutos aos merecedores e aptos de receber tanta dadiva. Deixando exalar seus perfumes conforme o sereno cai, e fazendo coloridas e revigorantes as paisagens quando apreciadas com carinho e atenção.
Assim nós também vamos ter nosso momento de sorrir, de perfumar e colorir nossa vida e de quem nos rodeia e ama. Mas precisamos nos manter fortes quando as fases da vida nos pegar, não permitindo que sequem nossas raízes. E permitindo que possam se acolher em nossas sombras e se alimentar de nossos frutos, para que quando partirmos por definitivo desse corpo possam lembrar com grande afeição e ternura de nós.
Mas sempre após os outonos e invernos das nossas vidas haverá grandes e lindas primaveras e verões de muitos dias claros de sol e noites frescas e estreladas.
Basta apenas que sejamos fortes e simples como a natureza!"


(Ana Zuqui)